Pastoral Liturgica

Escrito em 27/11/2018

Assessor Diocesano: Pe. Valter Lucato Campano Junior

e-mail: liturgia@diocesedejales.org.br

A Pastoral Litúrgica tem a função de organizar a vida litúrgica da comunidade.  A Liturgia ocupa um lugar central em toda a ação evangelizadora da Igreja. Ela é o cume para o qual tende a ação da Igreja e ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda sua força (cf. Sacrosanctum Concilium n.8).

O objetivo da pastoral é animar a vida litúrgica nas paróquias  para que a comunidade celebre com alegria o mistério da salvação ao longo do ano litúrgico da Igreja. É a Liturgia que, a cada dia, nos edifica como templo santo do Senhor e é ela que nos faz crescer, até atingirmos o amadurecimento pleno de Cristo.

Cada paróquia deve organizar uma Pastoral Litúrgica – uma comunidade se desenvolve melhor se esta pastoral estiver bem organizada e composta por liturgistas bem formados. Todos os que fazem parte da Pastoral Litúrgica devem encontrar um tempo para estudar (nos encontros formativos da paróquia ou individualmente em casa), refletir e rezar.