Diocese de Jales

Por que não devemos ter medo de Deus?

Dons do Espírito SantoUm dos dons do Espírito Santo é “temor do Senhor”. Entretanto, esse é um dos “presentes” mais confusos que poderíamos receber. À primeira vista, parece que devemos ter medo de Deus, como se ele fosse injusto, pronto para atacar um servo que faz algo errado.Pode ser tentador, po

“Jesus, a humanização de Deus”

Missão de JesusO livro de título acima – que tem por subtítulo A humanização de Deusum ensaio de Cristologia (Vozes, 2015, 604 p.) – foi escrito por José M. Castillo, mas é falho e tendencioso em vários pontos, dentre os quais dois são aqui comentados.Na página 357, o autor garante que “Jesus foi um

AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA

Ouça e Compartilhe! https://diocesedejales.org.br/wp-content/uploads/2020/11/EDITORIAL-AMANHÃ-VAI-SER-OUTRO-DIA-D.-REGINALDO.mp32020 começa a findar-se. Há um ano, o Brasil do capitalismo ultraliberal, financeiro e dependente, não imaginava que poucos meses depois, a poderosa “mão invisível do merca

Por que é preciso dedicar um dia à consciência negra?

Sociedade“Vós sois um em Cristo Jesus”. Essa frase faz referência a um texto da carta de São Paulo aos Gálatas, dizia ele: “Todos vós sois um só, em Cristo Jesus” (Gl 3,28). É nessa perspectiva, não contrária ao contexto, que faremos uma breve reflexão sobre o Dia da Consciência Negra. O ponto de pa

Você sabe quais são os primeiros graus da oração mística?

Em vinte séculos de cristianismo, são muitas as descrições de orações extraordinárias onde Deus, por Sua iniciativa e vontade, eleva a alma a um contato e intimidade superiores. Este estado geral, por ocorrer de forma passiva para a alma, ou seja, pela ação de Deus e não sua, recebeu o nome de conte

Expresse sua gratidão a Deus através deste versículo da Bíblia

GratidãoÉ relativamente fácil ter gratidão a Deus pelas bênçãos positivas que recebemos. Quer seja um trabalho agradável, uma casa confortável ou uma família amorosa, somos naturalmente gratos pelas coisas boas da vida.No entanto, será que somos gratos a Deus por tudo, mesmo quando passamos por mome

Virtude: anjos da fortaleza na tribulação

Anjos das dominações e potestades“Ele fez operar em Cristo, que ele ressuscitou dos mortos e fazendo-o assentar a sua direita nos céus muito acima de qualquer Autoridade e Virtude e Soberania” (Ef. 1, 20-21).Os anjos das Virtudes pertencem ao quinto coro da hierarquia celeste. Eles estão entre os an

Como manter a fé mesmo em meio às provações da vida

Providência de DeusLuto, aborto espontâneo, fracasso nos projetos, desemprego, solidão, doença grave… as provações são indissociáveis ​​da existência humana. Mas a cada vez que chega uma provação, sentimos uma espécie de traição, um súbito arrancamento de nossa paz, com a impressão de ver o que haví

Os Evangelhos são o coração das Sagradas Escrituras

O Novo Testamento se inicia por quatro livros que têm o mesmo título: Evangelho, que deriva da palavra grega evangélion, que significa originalmente “boa notícia”. Esses livros são o coração das Sagradas Escrituras, porque são os principais testemunhos da vida de Jesus Cristo. O nome de cada Evangel

SEMANA DA SOLIDARIEDADE E JORNADA MUNDIAL DOS POBRES

Ouça e Compartilhe! https://diocesedejales.org.br/wp-content/uploads/2020/11/EDITORIAL-SEMANA-DA-SOLIDARIEDADE-E-JORNADA-MUNDIAL-DOS-POBRES.mp3“A vida ensinou-me que ninguém é consolado, sem que tenha primeiro consolado outros; que nada recebemos, sem que primeiro tenhamos dado.” GEORGES BERNANOSA

O que você entende por contemplação?

Santa Teresa D’Ávila não foi a primeira a explicar a oração dividindo-a em diversos estágios. Desde os padres do deserto no século IV, passando pelos vitorinos do século X aos doutores da Escolástica no século XII, sempre se entendeu e divulgou que existiam diversos graus na vida espiritual e, porta

O significado da expressão: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”

EspiritualidadeDisse Jesus: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6a). Ao colocar essas afirmações, Ele consegue condensar e sintetizar o processo de santificação, de humanização, de divinização e de cura. Ele mostra como pode fazer um processo de cura do homem como um todo, porque a grande

A virtude da paciência heroica de Nossa Senhora

ExemploDe fato, a paciência é uma virtude necessária diante do imediatismo que vivemos em nossa sociedade atual, pois, na maioria das vezes, agimos sem pensar ou sem nos preocupar com as consequências dos próprios atos, ou seja, não sabemos esperar, e quando a paciência nos falta, causa danos em nós

ESTENDE A TUA MÃO AOS POBRES

Ouça e compartilhe!https://diocesedejales.org.br/wp-content/uploads/2020/11/EDITORIAL-ESTENDE-A-TUA-MÃO-AOS-POBRES.mp3O Brasil voltou ao mapa da fome. A realidade de pobreza cresce e se torna alarmante. A taxa de pessoas sem trabalho acumula tristes recordes com aproximadamente 14 milhões no último

Por que a preparação é a chave para uma vida espiritual intencional

EspiritualidadeCostumamos dizer que queremos ser uma pessoa melhor e, consequentemente, levar uma boa e condizente vida espiritual. Entretanto, geralmente, não fazemos nada para corresponder ao nosso desejo. Em vez de fazermos escolhas deliberadas todos os dias, erramos o alvo e tentamos ser bons, m

Você já olhou sua janela hoje?

Olhe diferenteUm casal recém-casado mudou-se para um bairro muito tranquilo. Na primeira manhã que passaram na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou pela janela em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido: “Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precis

DE ESPERANÇA EM ESPERANÇA

Ouça e compartilhe!https://diocesedejales.org.br/wp-content/uploads/2020/11/EDITORIAL-ESPERANÇA-EM-ESPERANÇA-IGOR.mp3Com a proximidade do Dia de Finados, no próximo 02 de Novembro, somos chamados a refletir não só sobre a realidade da morte, mas também sobre a existência humana, a nível individual e

A água viva do Espírito Santo rega o jardim interior

A vida interior ou de oração tem como objetivo promover um contínuo contato com Deus. Esse relacionamento entre o ser criado e o seu criador aprofunda-se por meio de um crescimento da graça santificante. É ela que permite a intimidade de Deus com a alma e a inabitação da Santíssima Trindade. Por iss

Como posso me defender dos ataques do diabo?

Você pode até não perceber, mas os ataques do diabo acontecem. E São Paulo nos alertou sobre isso em sua carta aos Efésios. Diz ele:“Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espi

Por que a vida é arte do encontro?

Fratelli Tutti desmistifica o romantismo da fraternidade e alerta: “Salvamos todos ou não se salva ninguém”. “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro na vida”. A frase do poeta brasileiro Vinícius de Moraes, uma referência ao Samba da Bênção, foi citada na Encíclica Fratelli Tutti

JOVENS QUE REAGEM E SE LEVANTAM

Ouça e compartilhe!https://diocesedejales.org.br/wp-content/uploads/2020/10/EDITORIAL-JOVENS-QUE-REAGEM-E-SE-LEVANTAM.mp3O que os 40 milhões de jovens de 18 a 29 anos, do Brasil atual, têm em comum? Vivem na incerteza e adiam seus sonhos. Uma pesquisa de maio deste ano, feita pelo Conselho Nacional

Amar a Deus é uma forma de oração?

Ato de amorEmbora o amor a Deus, apropriadamente chamado de Caridade, seja o maior de todos os dons (1Cor 12,31) e a maior das virtudes teologais, a única que permanece mesmo na eternidade (1Cor 13,8), é necessário trilhar um caminho para conquistá-la. Santo Tomás de Aquino nos ensina que uma é a or

O que é a maturidade na fé e como alcançar essa virtude

EspiritualidadeA maturidade na fé cristã é colocada de forma muito frequente nos escritos de São Paulo. Ele passou de infantil, imaturo na fé, para um maduro na fé. Jeremias também passou por esse processo. De espiritualidade infantil, para uma maturidade na fé. E a Bíblia está repleta de exemplos.N

Pandemia: nossa esperança está em Deus, que continua agindo em nós

EsperançaJá são mais de seis meses convivendo com as incertezas que a pandemia do novo coronavírus trouxe ao mundo. Mais da metade de um ano com atividades tendo que ser reinventadas, vendo vidas sendo levadas por este vírus e tantas pessoas doentes lutando para recuperar a saúde.A pandemia deixa ma