Diocese de Jales

A água viva do Espírito Santo rega o jardim interior

A vida interior ou de oração tem como objetivo promover um contínuo contato com Deus. Esse relacionamento entre o ser criado e o seu criador aprofunda-se por meio de um crescimento da graça santificante. É ela que permite a intimidade de Deus com a alma e a inabitação da Santíssima Trindade. Por iss

Como posso me defender dos ataques do diabo?

Você pode até não perceber, mas os ataques do diabo acontecem. E São Paulo nos alertou sobre isso em sua carta aos Efésios. Diz ele:“Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espi

Por que a vida é arte do encontro?

Fratelli Tutti desmistifica o romantismo da fraternidade e alerta: “Salvamos todos ou não se salva ninguém”. “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro na vida”. A frase do poeta brasileiro Vinícius de Moraes, uma referência ao Samba da Bênção, foi citada na Encíclica Fratelli Tutti

JOVENS QUE REAGEM E SE LEVANTAM

Ouça e compartilhe!https://diocesedejales.org.br/wp-content/uploads/2020/10/EDITORIAL-JOVENS-QUE-REAGEM-E-SE-LEVANTAM.mp3O que os 40 milhões de jovens de 18 a 29 anos, do Brasil atual, têm em comum? Vivem na incerteza e adiam seus sonhos. Uma pesquisa de maio deste ano, feita pelo Conselho Nacional

Amar a Deus é uma forma de oração?

Ato de amorEmbora o amor a Deus, apropriadamente chamado de Caridade, seja o maior de todos os dons (1Cor 12,31) e a maior das virtudes teologais, a única que permanece mesmo na eternidade (1Cor 13,8), é necessário trilhar um caminho para conquistá-la. Santo Tomás de Aquino nos ensina que uma é a or

O que é a maturidade na fé e como alcançar essa virtude

EspiritualidadeA maturidade na fé cristã é colocada de forma muito frequente nos escritos de São Paulo. Ele passou de infantil, imaturo na fé, para um maduro na fé. Jeremias também passou por esse processo. De espiritualidade infantil, para uma maturidade na fé. E a Bíblia está repleta de exemplos.N

Pandemia: nossa esperança está em Deus, que continua agindo em nós

EsperançaJá são mais de seis meses convivendo com as incertezas que a pandemia do novo coronavírus trouxe ao mundo. Mais da metade de um ano com atividades tendo que ser reinventadas, vendo vidas sendo levadas por este vírus e tantas pessoas doentes lutando para recuperar a saúde.A pandemia deixa ma

A ternura nasce no coração de quem se sente amado

RelacionamentoNeste artigo, teremos a possibilidade de nos depararmos com uma das maiores virtudes e atitudes humanas: a ternura. Não se trata aqui de a definir, e sim descobrir o que podemos fazer para nos tornarmos pessoas doces, singelas e próximas.“A ternura nasce no coração de quem se sente ama

SENHORA NEGRA, SEMPRE SENHORA

Ouça e compartilhe!https://diocesedejales.org.br/wp-content/uploads/2020/10/EDITORIAL-SENHORA-NEGRA-SEMPRE-PADRE-JUNIOR.mp3Tirada das águas pelos pescadores Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso chamaram-na de “Aparecida”, a Virgem Santa que apareceu nas barrentas águas do rio Paraíba do Sul.

O silêncio das pequenas coisas

Alguns dias atrás eu estava aguardando atendimento num consultório médico e na TV estava passando um filme em que uma moça bastante rica, de uns vinte e poucos anos, tinha que ficar com a guarda de sua meia irmã, de sete anos, por conta da morte dos pais da criança. Num dado momento, a moça conversa

FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL

Ouça e compartilhe!https://diocesedejales.org.br/wp-content/uploads/2020/10/EDITORIAL-FRATERNIDADE-E-AMIZADE-SOCIAL-DOM-REGINALDO.mp3No último dia 3 de outubro, o mundo foi agraciado com mais uma encíclica social do Papa Francisco, intitulada em italiano, Fratelli Tutti, ou seja, “Todos Irmãos”. Nes

Você está realmente atento à Palavra do Senhor? Faça o teste

LeituraA Palavra transmitirá a sua chama se a colocarmos junto ao nosso coração. Veja como fazer isso realmente bemReprodução webFaça este pequeno exercício prático. Pegue uma folha de papel e, depois de ler atentamente a Palavra do Senhor (Evangelho), feche-o e escreva na folha de papel o que guard

TEMPO DE AFLIÇÕES, ORAÇÕES E ELEIÇÕES

Ouça e compartilhe!https://diocesedejales.org.br/wp-content/uploads/2020/10/Artigo-1.mp3Este tempo é muito significativo para o povo brasileiro. Vivemos aflições, mas nos movemos com orações, tendo pela frente eleições. Neste outubro, nossas novenas, terços e missas se associam as festividades de No

A bondade começa em casa

Estilo de vidaSe você quer ser gentil e cortês, deve começar pelos membros da sua famíliaReprodução webMuitas vezes é fácil ser gentil no local de trabalho ou na estação de metrô, mas somos caridosos com nossos próprios familiares?O padre Francis Xavier Lasance explica em seu Livro de Orações que a

Você sabe qual é a diferença entre anjo e arcanjo?

CuriosidadeA palavra “anjo” é um termo mais amplo, enquanto “arcanjo” se refere a uma categoria específica de anjos com tarefas especiaisReprodução webOs anjos são criaturas espirituais fascinantes, que cativam a imaginação de cristãos e não cristãos. No entanto, muita gente fica confusa com a termi

Peça a São José para proteger a Igreja durante as adversidades

A intercessão de São José pode ajudar a preservar a unidade dentro da Igreja e trazer paz durante as dificuldades Reprodução webÉ justo que São José seja o patrono da Igreja universal, já que lhe foi confiada a pesada tarefa de garantir a segurança da Virgem Maria e do Menino Jesus. Ele teve sucesso

PALAVRA DE SALVAÇÃO

Ouça e compartilhe!https://diocesedejales.org.br/wp-content/uploads/2020/09/EDITORIAL-PALAVRA-DE-SALVAÇÃO-PADRE-JUNIOR-LUCATO.mp3A Sagrada Escritura faz uso da palavra “salvação” diversas vezes, tanto no Primeiro Testamento, quanto no Segundo Testamento. No decorrer da história do povo de Deus, a pa

Oração pelos bispos, sacerdotes e diáconos

Vida de féÉ nossa função, como leigos, rezar por eles e pelo ministério que assumiram Reprodução webNão é fácil ser bispo, sacerdote ou diácono da Igreja. Esses homens vivem em constante pressão.Por isso, uma das melhores coisas que os leigos podem fazer é rezar por eles, pedindo para que Deus lhes

10 versículos bíblicos para quando estamos doentes ou sofrendo

EspiritualidadePalavras de alívio também podem curar – ainda mais se for a Palavra de Deus! Reprodução webJesus é promessa de alívio e cura “Estava Jesus de pé e clamava: Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva” (João

MORTE E ESPERANÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Ouça e compartilhe!https://diocesedejales.org.br/wp-content/uploads/2020/09/EDITORIAL-MORTE-E-ESPERANÇA-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA-.-1.mp3Estamos convivendo desde o início deste ano de 2020 com uma epidemia que ficou conhecida como Covid-19 e que se espalhou pelo mundo. Aos poucos fomos nos dando conta d

Estava a Mãe Dolorosa de pé diante da Paixão de Cristo

O Stabat Mater Dolorosa é hino antigo do século XIII relacionado às dores de Nossa Senhora, unindo suas dores ao mistério da redenção de Cristo. O hino começa dizendo que a Mãe Dolorosa estava de pé aos pés da Cruz do seu Filho, ou seja, estava em prontidão, estava em sua fé fiel e em sua confiança

“ABRE TUA MÃO PARA O TEU IRMÃO” (DT 15,11)

Ouça e compartilhe!https://diocesedejales.org.br/wp-content/uploads/2020/09/EDITORIAL-ABRE-TUA-MÃO-PARA-O-TEU-IRMÃO-PADRE-TELMO.mp3Todos os anos, o Mês da Bíblia nos oferece para estudo, reflexão e oração um livro ou uma importante passagem bíblica. Neste ano, é o livro do Deuteronômio que nos é ofe