Quase Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição – Itapura

100 Av. Princesa Isabel Itapura

CNPJ: 45.130.325/0019-56

Pároco: Pe. Geraldo José da Silva

História: Itapura foi estabelecida pelo Governo Imperial como uma Colônia Militar edificada na região próxima ao nomeado Salto de Itapura, margem esquerda do Rio Tietê no ano de 1858. Deste período até o ano de 1957 os registros sobre atividades religiosas no munícipio são desconhecidos, a única e relevante informação presente é a de que a Comunidades dos Fiéis se reuniam e Veneravam ao Senhor Bom Jesus em uma Capela homônima, porém Miguel Ladim, fundador de Ibitinga, por razões desconhecidas levou esta imagem sua cidade no ano de 1866. Até que no ano de 1957 é inaugurado um novo templo para os Fiéis colocada sob a proteção da Imaculada Conceição da Virgem Maria, a partir daí surge uma Comunidade estabelecida de fato, onde com a orientação devida dos Padres os leigos passaram a assumir os serviços na comunidade, como orações na Igreja nos dias que não havia a Celebração Eucarística, a Catequese entre outras funções. Desde 1938, o munícipio passa a pertencer a Pereira Barreto, de modo que o atendimento religioso passou a ser feito pelos Freis Capuchinhos, no final da dos anos de 1960 ocorre a inauguração da Usina de Jupiá, com isso ocorre o enchimento do reservatório que coincide com o antigo local do município de Itapura obrigando a população a se deslocar para os terrenos mais altos, providencialmente algumas construções permaneceram, inclusive a Igreja, mesmo após a emancipação do Munícipio o atendimento continua sendo feito pela Paróquia São Francisco Xavier de Pereira Barreto, mudando apenas em  1971 com a criação da Paróquia Cristo Luz do Mundo de Ilha Solteira, onde a partir de então são conhecidos os párocos que deram atendimento: Frei Calixto Pessotti (1971); Frei Arnaldo Maria de Itaporanga (1972); Frei Valentim Raimundo Horn (1977); Frei Clovis Barbosa (1978); Pe. Nelson Sinigaglia (1987); Pe. Alcino Barraqui (1996);  Pe. Luiz Antonio dos Santos (2000); Pe. Alcino Barraqui; Pe. Mario Rodrigues Faria; Pe. Arnaldo Parminonde Filho; Padre Eduardo Alves de Lima; Pe. Marcio Roberto dos Santos; Pe. Joilson Domingos André; Pe. Geraldo José da Silva (Pároco); Pe. Fabio Junio Betoco (Vigário); Padre Aparecido Carlos Fernandes (Vigário).

Missas:

Matriz