Quase Paróquia São José – Nova Castilho

Praça da Matriz, s/n – Centro - CEP: 15.313-000

Pároco: Pe. Fabio Junio Bertoco

Data de criação: 2004

História: O município de Nova Castilho foi criado, em 27 de dezembro de 1995. Localizado entre os rios Tietê e São José dos Dourados, no início, por volta de 1925, era um povoado conhecido como Vila Castilho. Quando tornou-se Distrito do município de General Salgado, em 24 de dezembro de 1948, possuía outro nome, JAPUÍBA, e sua sede se encontrava em outro povoado, denominado São Luiz.

Nova Castilho nasceu sob o manto da fé. A fé que sempre acompanhou o seu povo e impulsionou o movimento pela sua emancipação. Tudo começou nos idos de 1923, quando à família de José Antônio de Castilho, o Zeca, mudou-se para as terras de sua propriedade, perto do Ribeirão “Açoita Cavalos”. Apedido de Francisco Pereira, um dos primeiros habitantes do lugar, José Antônio doou um pedaço de suas terras para construir um patrimônio religioso, colocando como padroeiro São José em homenagem pela sua grande devoção. A primeira igreja chegou antes que as primeiras casas fossem erguidas. Mas logo o povoado foi se formando com a chegada dos seus pioneiros: Felisbino Rodrigues Santana, Lino Francisco Pereira e Carmilino Francisco Pereira, dentre tantos outros. Todos os que chegavam sabiam que iam ficar e constituir uma família, plantar e viver.

Missas:

Comunidade São José: