Milhares de fiéis celebram na 35ª Romaria a abertura do Ano Jubilar de 60 anos da Diocese de Jales

Milhares de fiéis celebram na 35ª Romaria a abertura do Ano Jubilar de 60 anos da Diocese de Jales

Escrito em 20/08/2019
diocese

Milhares de fiéis se reuniram no último domingo, dia 18 de agosto para celebrar os 59 anos de instalação da Diocese de Jales, na 35ª Romaria Diocesana, com o tema “Com Maria oramos e praticamos a Palavra de Deus”. Foi celebrado também o Dia da Padroeira, Nossa Senhora da Assunção e a Abertura do Jubileu de 60 anos da Diocese.

“O tema da Romaria corresponde ao importante desafio contido no Plano Diocesano de Pastoral, de ‘fomentar a formação bíblico-teológica e orientar a Leitura Orante da Bíblia nas comunidades’, para que sejamos mais autênticos em nossa vida cristã, portanto, evangelizadores”, afirmou Dom Reginaldo Andrietta, Bispo Diocesano de Jales

O grupo da 4ª Caminhada da Fé que saiu de Santa Clara d’ Oeste com aproximadamente 100 peregrinos, passou pelos municípios de Santa Rita d’ Oeste, Aspásia e Urânia, chegando em Jales com mais de 250 peregrinos.

Os romeiros foram acolhidos na Igreja Santo Expedito, padroeiro da Cidade e Jales, e logo em seguida após a oração, iniciou a Romaria Diocesana até a Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Assunção.

Na Catedral foi celebrada a Missa Campal com todos os fiéis dos 45 municípios que pertencem a Diocese de Jales.

Dom Reginaldo destacou em sua homilia que Maria se colocou como servidora de Cristo para transformar a humanidade. “No Evangelho, no ‘Magnificat’ (Cântico de Maria) existe um projeto de sociedade sem dominações. Tanto nas relações interpessoais, até mesmo no contexto familiar onde dominações acontecem e não percebemos, no contexto do trabalho, nas relações sociais, seja, na vida institucional ou pública, e também no país pode acontecer dominações. A vocação do Povo de Deus, é justamente transformar esta realidade, para que seja de acordo com esta nova humanidade, iniciada por cristo, e nós nos inspiramos em Maria, imagem da Igreja. ”

Durante a celebração foi realizado a abertura do Jubileu Diocesano de 60 anos com o acendimento das lanternas que percorrerão os seis setores pastorais. O lema do Jubileu, “Crescendo em direção a Cristo” (Efésios 4,1-16), projeta a ação de Deus em nossa história diocesana à luz da Sagrada Escritura, visando crescer na alegria da verdadeira fé, sabendo valorizar os dons de Deus, e no amor de uns para com os outros.

O primeiro legado do Jubileu de 60 anos é o Coral Diocesano que auxiliou nos cantos da Romaria, sendo previsto para o ano de 2020 mil vozes que marcará os 60 anos da diocese. Outros legados serão trabalhados durante este período jubilar.