Encontro Diocesano de Comunicação é realizado na Diocese de Jales

Escrito em 18/09/2019

A Diocese de Jales realizou no último domingo, dia 15 de setembro o Encontro Diocesano de Comunicação, com o tema “Meios de Comunicação e Mídias digitais na Sociedade e na Pastoral”, com assessoria do Ir. Diego Joaquim, Coordenador do Regional Centro Oeste da CNBB.

O encontro reuniu 60 Comunicadores, Agentes e Secretárias paroquiais no Santuário Diocesano da Santíssima Trindade – Escola Vocacional, com o intuito de reestruturar a PASCOM na Diocese.

Ir. Diego abordou assuntos do dia a dia, do uso das redes sociais, como também a importância e implantação da Pastoral nas comunidades.

“O cristão católico é o comunicador da verdade! Da verdade que liberta, trabalha pela verdade. Então nós temos que evitar a tentação de dar um furo ou de espalhar aquilo que é notícia ruim. A Fake News não é só uma mentira! A Fake News é também, uma notícia com uma intenção de destruir a imagem de uma pessoa, de diminuir uma pessoa, e uma comunicação Cristã que vê o outro como irmão, independente de qualquer coisa, ela não trabalha dessa forma. ” Afirmou o Missionário redentorista.

O encontro foi preparado pelo Padre José Antonio, Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação, junto com sua equipe diocesana. Segundo ele o evento superou as expectativas.

“O Encontro Diocesano de Comunicação veio em momento favorável, nós queremos fortalecer ainda mais o que já existe de trabalho na Pastoral da comunicação diocesana, e avançar para águas mais profundas. O sucesso de um encontro de formação, é termos uma assessoria que corresponde às nossas expectativas, e o Ir. Diego com certeza correspondeu aquilo que nós esperávamos e planejávamos, ajudando-nos a compreender um pouco melhor o conceito de comunicação, e o nosso agir cristão nas mídias, e ainda mais como nós realmente organizarmos, estruturarmos, e concretizarmos a Pastoral da comunicação. ” Relatou o Pe. José Antonio.

“Nós comunicadores católicos temos que ter em primeiro lugar a paixão pela palavra de Deus, nosso compromisso primeiro de anunciar a Boa Nova, é fruto de uma paixão pela palavra e pela comunidade. Em segundo devemos estudar muito! Estudar os meios que nós atuamos, estudar as ferramentas que nós utilizamos para evangelização, e não ter vaidade de querer aparecer mais que o Cristo, e a sua mensagem. Estar a serviço dele, a serviço da missão, essa é a consagração que recebemos no batismo, estamos a seguir Jesus na missão. Tudo que eu compartilho, mesmo uma selfie que eu faço, uma foto que eu faço de mim, deve apontar para o Cristo, remeter o Cristo, e levar mais pessoas a conhecer e ama-lo, continuando a missão que ele começou. ” Concluiu o Irmão Diego.