Diocese de Jales

O homem deve conhecer a si sem deixar de conhecer a Deus

Busca da essênciaUm dos maiores desafios dos nossos tempos, senão o maior, é arrancar o ser humano da desumanização. São João Paulo II dizia que o homem é o foco primordial de toda missão da Igreja: “O homem é o primeiro caminho que a Igreja deve percorrer no cumprimento de sua Missão: ele é a prime

Vida Ecológica Integral

Uma das maiores experiências da vida é estar num espaço aberto, um sítio, uma chácara ou fazenda, uma mata, um bosque onde a correria, o barulho dos centros urbanos nos acelera e faz correr como formigas sem destino, fechar os olhos e escutar a mãe terra. Talvez muitos nunca tenham experimentado iss

A solidão pode trazer felicidade?

ExperiênciaHoje, escrevo sobre a solidão e o papel importantíssimo que ela representa em nossa história.Sabemos muito bem que ninguém gosta de solidão. A solidão corrói o coração, nos deixa apáticos e, muitas vezes, nos tira o chão e o sentido de viver. A solidão possui aspecto cinza. É tempo nublad

Uma nação sem filhos é uma nação sem futuro

Paternidade responsávelNa década de 60, os pesquisadores inventaram a pílula anticoncepcional. Logo em seguida, em 25 de julho de 1968, o Papa Paulo VI escreveu a Encíclica “Humanae Vitae”, alertando sobre os perigos que a pílula representava para a humanidade. É verdade que ele não usou a palavra “

Fé cristã é feita de teologia, mas também de socorro imediato

Agora, aos 78 anos, sou um padre ancião. E optei pela mística da misericórdia e do diálogo, acentuando Jesus e seu coração libertador (Mt 9, 36), preocupado com as ovelhas sem pastor.Hoje vejo que aumentou claramente a mística de Pentecostes entre os jovens padres que acentuam o Espírito Santo Conso

Solidão e autoconhecimento

Cura e a pazAo assistir ao filme “Comer, rezar e amar”, pude me deparar com uma mulher como eu (e como você). Uma mulher que ansiava e que precisava buscar o seu próprio autoconhecimento.No filme, a personagem principal, Liz, se via exausta de si mesma, de sua vida e de seus relacionamentos desastro

Existe uma família perfeita?

O mundo tem vivenciado uma mudança profunda no conceito de família, provocando consequências e conflitos entres os seus membros. A sociedade luta contra o modelo da família cristã, que está embasada na família perfeita de Nazaré, mas reconhece a importância de uma família estruturada para o desenvol

Quem ama, torna-se luz!

Estamos em pleno mês de setembro, tradicionalmente, dedicado à Bíblia. Como acontece todos os anos, a Igreja escolhe um livro ou texto das Sagradas Escrituras para ser lido, estudado e meditado durante este mês. Neste ano, o mês da Bíblia tem como tema “Para que n’Ele nossos povos tenham vida”, a pa

Bíblia: um livro de anúncios e denúncias

Setembro é o mês da Bíblia. Este mês foi escolhido pela Igreja porque, no dia 30, é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que, naquela época, era a língua

Pare, pense e escolha realizar gestos de amor todos os dias

Hoje!Quando fazemos planos para o futuro e desejamos, para nós e para aqueles que amamos, muitas coisas boas para vivermos nos próximos dias, nem passa pela nossa mente que, em um daqueles dias, nós ou alguém próximo a nós poderá morrer. Isso porque a morte é um tabu para a sociedade moderna, e semp

Nos caminhos do Papa Francisco: a evangelização

Missão evangelizadoraIde, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado (Mt 28,19-20). Neste ide de Jesus, dado aos seus discípulos e que se perpetua na Igreja ao longo dos séculos, estão presente

Bíblia: palavra de Deus-Amor

Mês da BíbliaNo Brasil, setembro é o mês em que dedicamos especial atenção à Sagrada Escritura. Somos exortados a ler, estudar e rezar a Palavra de Deus. A Bíblia nos revela a ternura, a compaixão, os desígnios de Deus e Sua disposição em nos perdoar. Ela é a Carta de Amor que nos leva ao diálogo co

Temos a urgência de levantar a voz pela sociedade

Deixar a indiferençaOs descompassos na sociedade brasileira exigem que se levante a voz – não se pode correr o risco de omissão. A indiferença é uma conivência imoral. Torna-se, pois, urgente levantar a voz. O desafio é entender bem a qualidade desse ato. Ao contrário dos embates que se presencia no

CAMINHADA DE FÉ E COMPROMISSO

A romaria é um acontecimento que percorre os caminhos da Igreja. Sua relevância e contribuição no processo de evangelização suscitam nos fieis uma aproximação do sagrado, e ao mesmo tempo de uma formação que ilumina a vida religiosa e social daqueles que participam desde o seu processo de preparação

A estrada da salvação

Porta estreita“Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: ‘Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?’ Ele respondeu: ‘Esforçai-vos por entrar pela porta estreita. Pois eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirã

Como cristãos, precisamos conhecer a fé que professamos

Todo cristão católico precisa conhecer, com profundidade, a fé que professa; e compreender significa aderir aos ditames e restrições que essa fé comporta.Todo católico precisa saber que Eucaristia não é somente festa e banquete, mas também é sacrifício. Na Eucaristia, vivenciamos todo o mistério de

Uma reflexão sobre Santa Mônica e Santo Agostinho

Celebramos, nessa semana, Santa Mônica e Santo Agostinho, mãe e filho que muito podem nos ensinar para o crescimento da nossa fé. Mônica, durante muitos anos, rezou pela conversão de Agostinho, que depois se tornou Bispo e doutor da Igreja, e escreveu: “Ela me gerou, seja na sua carne para que eu vi

A oração é um trato de amizade com Deus

Diálogo de amor“Buscar-me-eis e me encontrareis: procurar-me-eis do fundo do coração, e eu me deixarei encontrar por vós” (Jer 29,13s ). Santa Teresa nos diz que “a oração é um trato de amizade com Deus”. Nossa motivação para a oração deve ser sempre o amor a Deus. É o amor a Deus que nos impulsiona

A ARTE DO PLANEJAR

No princípio, Deus criou o céu, a terra…A terra era um caos… vazio…, a escuridão cobria até as profundezas… e, um vento de Deus se agitava sobre a superfície das águas. E Deus disse: “Haja Luz”! E houve luz. (Gen.1, 1-3)Desde o princípio todas as coisas foram pensadas e foram criadas por Deus, segui

Preguiça: não é mais apenas para os preguiçosos!

Pecados capitaisO meu “levante-se, vamos!” levantou-se e foi embora.Essa afirmação é apenas uma brincadeira ou uma declaração de cansaço – ou sinal de algo pior, talvez. Neste segundo artigo sobre os sete pecados capitais (a primeira parte está AQUI), nós estaremos olhando para o pecado que tem o in

Maria, exemplo de fé

Humildade“Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido” (Lc 1,45)No último dia 18 de agosto, a Igreja celebrou a solenidade da assunção de Nossa Senhora. De fato, porque Maria “assumiu” Deus em sua vida, completados os seus dias na terra, ela foi “assumida tot

Como se libertar da soberba

Orgulho excessivoVocê já parou para pensar que a soberba pode estar dentro de nós, mas que nem sempre tomamos consciência disso?A soberba é um dos sete pecados capitais e está relacionada com orgulho excessivo, arrogância, tirania. É verdade, os soberbos são tiranos porque controlam algo negativo qu

Cada um por si e Deus por todos!

Normalmente os ditados populares expressam de forma simples e sucinta a sabedoria de um povo. Mas há também algumas exceções. Uma delas, ao meu entender, se expressa num ditado popular que diz: “Cada um por si e Deus por todos”.Não conheço a sua origem e por isso não me atrevo a dar um juízo moral s

Amizade: manifestação infinita do amor de Deus

Durante toda a história da humanidade, vários personagens definiram a amizade como uma conquista: “Os amigos são aqueles que estão totalmente a vontade para colocar em comum as grandes dificuldades, as grandes experiências. A amizade é o desafio de chegar mais longe, com o apoio de alguém que sempre